10 Considerações sobre Dias Contados, da Editora Andross, ou... Como pode ser angustiante saber que seus dias estão chegando ao fim...

1 – Dias Contados, reúne em seus contos uma antologia com diversas visões sobre o fim do mundo, desde as explicações religiosas a teorias que buscam embasamento científico;

2 – Dentre um dos dois pontos negativos, está algo raro nas publicações da Andross – e olha que já li vários livros da editora – que são algumas falhas de revisão, que não chegam atrapalhar a leitura, mas conforme o leitor pode incomodar;

3 – O outro ponto que tenho discordâncias está na seleção de alguns contos, como “Outros tempos” e “No Escuro do Fundo Borrado”, este último por sinal, de raríssima qualidade literária, no entanto na minha concepção fora do tema da antologia, já que em alguns contos acabei não encontrando elementos que estivessem centrados no fim do mundo;

4 – Agora tratemos das virtudes da obra, e uma delas é a diversidade em seus contos, e a fantástica imaginação dos autores de “Dias Contados – Contos sobre o Fim do Mundo”;

5 – Se antologias servem para revelar novos autores, nelas também há autores com grande experiência, como o caso de Chico Anes, que em seu conto “Asfixia”, para mim o melhor do livro, nos revela um modo bem original e angustiante do fim do mundo, mesmo em época onde este tema sofre diversas abordagens, ele nos apresenta algo diferente;

*****
Se você tem sua própria visão do fim do mundo, pode participar enviando seu conto para Editora Andross. 


******

6 – Outro bom conto do livro está por conta do autor Rodolfo Pomini, em “Sétimo Dia”, ele traz uma versão religiosa para o final dos tempos numa estranha aliança entre Deus e Lúcifer, que travam diálogos bem humorados, afinal nãos são eles que estão sendo exterminados!

7 – Em “Querido Deus” a autora Cintia Lira em duas páginas constrói uma personagem complexo em sem nome. Um texto cuja solução parece ser rápida, no entanto mostra a complexidade dos homens.

8 – Gazy Andraus em “O A-final” traz um conto que é quase um ensaio filosófico sobre a humanidade, em que nossos dias estão contados desde em nossa existência psicológica, quanto física;

9 – Em “Instinto” de Alexandre Matheus Bliska nos apresenta uma boa ficção científica num mundo apocalíptico revelado por uma narrativa de boa qualidade;

10 – Por fim a grande virtude das antologias é nos permitir várias análises em um só livro. E Dias Contados, nos apresenta excelentes trabalhos de autores que já batalham há tempos, e autores que debutam na literatura;

2 Comentários

  1. Ontem fez 7 anos que o livro foi lançado. Sete anos que eu fui publicada pela primeira vez! Então me permiti um pouco de egocentrismo e busquei o título do meu conto no google, porque sempre tive a impressão de que o meu conto foi um que as pessoas pularam ao ler a antologia... nunca tive nenhum feedback além de alguns amigos! Daí encontrei seu site. fiquei meio saltitante, pra ser sincera! Ser citada, de forma tão concisa, ainda mais perto ao nome de um dos meus autores preferidos, e amigo, Chico Anes, sinceramente não tem preço. Sei que esse texto foi escrito há bastante tempo, mas fez meu dia! Obrigada por ter me lido!

    ResponderExcluir
  2. Que legal que gostou da avaliação. Gostei dos trabalhos da antologia, um bom livro e seria legal mais antologias por aí. Abraço e sucesso.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem