10 Grandes poetas brasileiros para comemorarmos o Dia Nacional da Poesia

1 - Castro Alves: Um dos mais renomados poetas brasileiros, destacou-se em seus versos em defesa da liberdade dos escravos. Nascido em 14 de março de 1847, é justamente o motivo por qual nesta data comemoramos o Dia Nacional da Poesia... Livros de Castro Alves por um preço bacana

2 - Mário Quintana: Este é um poeta imortal, renegado pelos imortais, já que por três vezes não conseguiu se eleger para uma das cadeiras da ABL. Uma injustiça, sem tamanho, já que até hoje os versos de Mário são recitados por aí.

3 - Cecília Meireles: Poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada umas das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa;

4 - Mário de Andrade: Poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922.


5 - Olavo Bilac: Foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias. Conhecido por sua atenção a literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, era republicano e nacionalista; também era defensor do serviço militar obrigatório.

6 - Ferreira Gullar: É um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo;

7 - Cora Coralina: Foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. [Livros]

8 - Carlos Drummond de Andrade: Nasceu em Minas Gerais, em uma cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo com os Jesuítas no Colégio Anchieta. Formado em farmácia, com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil. No mesmo ano em que publica a primeira obra poética, "Alguma poesia" (1930), o seu poema Sentimental é declamado na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil", feita no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto, no contexto da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades Portuguesas.

9 - Augusto dos Anjos: Foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas.

10 - Raul Bopp: Foi um poeta modernista e diplomata brasileiro, tendo participado da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago.

Elaboração Lista: LL Textos: Wikipedia, LL

66 Comentários

  1. Augusto dos Anjos e Cecília sao meus favoritos!!

    Perfeito! rs

    Versos Íntimos (Augusto dos Anjos)


    Vês! Ninguém assistiu ao formidável
    Enterro de tua última quimera.
    Somente a Ingratidão - esta pantera -
    Foi tua companheira inseparável!

    Acostuma-te à lama que te espera!
    O Homem, que, nesta terra miserável,
    Mora, entre feras, sente inevitável
    Necessidade de também ser fera.

    Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
    O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
    A mão que afaga é a mesma que apedreja.

    Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
    Apedreja essa mão vil que te afaga,
    Escarra nessa boca que te beija!

    ResponderExcluir
  2. ninguem marcou tanto como:william sakespeare e castro alves.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja que você comentou queria saber a sua opinião sobre a teoria da identidade de shakespeare. Ja leu ou assistiu sobre isso? É que eu achei interessante, e queria saber a opinião de outras pessoas. Uma boa dica é o filme Anônimo. Pode não ser verdade mais é uma boa história. Recomendo para os amantes de shakespeare!

      Excluir
  3. Amo Cora Coralina e todos os poetas e escritores brasileiros. Tenho paixonite por leituras e poesias. Sou livrólotra assumida (risos)!

    Também tenho um blog e nele há artigos de poesias e educativos, críticas minhas, adoraria se vocês seguissem e opinassem nele. Pois sou blogueira de primeira viagem e uma aspirante.

    Aqui segue o blog: http://simples-estudantes.blogspot.com/

    Obrigada pelo apoio!

    Saudações!

    ResponderExcluir
  4. Adoooro as poesias de carlos drummond de andrade não existe nada melhor do que os poemas publicados por ele.

    ResponderExcluir
  5. eu amo o mundo,eu odeio o mundo;eu creio em Deus,Deus e um absurdo;eu vou me matar,eu quero viver.-voce e louco? nao sou poeta. mario quintana

    ResponderExcluir
  6. awzsexdrcfvtgbyhnujmik,sdfghbnjmxdfvghjmkjhngfvdcfvghjhbgfcdvgbhnhgbffcvgfdrtyhujijhgytfrtgyhhgtfgh

    ResponderExcluir
  7. os 10 melores poetas brasileiros sao dimais

    ResponderExcluir
  8. A poesia ferve dentro das pessoas,
    precisam ser expostas aos olhos


    http://www.suordaspalavras.com/

    ResponderExcluir
  9. Esqueceram do melhor: Machado de Assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que o título poderia ser: Os 10 além de Machado.

      Excluir
  10. demais todos esses petas sao historias emocionantes

    ResponderExcluir
  11. quero dizer-lhes que vem chegando de mansinho o mais novo poeta brasileiro! A poesia é a alma de tudo que é vida, de tudo que é inexplicável ao coração, a poesia e o sol que nasce todas as manhãs para o mundo.Lourival Vieira Júnior. Gravem esse nome.Amo tudo oque se refere a poesia amo primeiramente Deus.

    ResponderExcluir
  12. Rubens Janes - Itatinga/SP15 de janeiro de 2013 às 22:17

    No rol dos grandes poetas brasileiros não podemos esquecer de nomes como Casimiro de Abreu, Alvares de Azevedo, Fagundes Varela, Silva Alvarenga e outros que no momento me figiu da memória.

    ResponderExcluir
  13. Grandes poetas do Brasil... Os inspiradores do real e irreal... Do amor e do desamor... Estrelas a formarem GRANDE CONSTELAÇÃO LITERÁRIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desamor não existe Sempre vai ter uma coisa que ame.

      Excluir
  14. https://www.facebook.com/?ref=tn_tnmn#!/ivanperdigaopaginaoficial

    poemas, frases, pensamentos: visite

    ResponderExcluir
  15. Estou começando a entender a arte de escrever! Muito legal!

    ResponderExcluir
  16. caio fernando de abreeeeu !!

    ResponderExcluir
  17. Faltou o Caio Fernando de Abreu que é um dos melhores também.

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito de poesia. Adoro os poetas brasileiros clássicos. E agora, eu também estou gostando de alguns mais modernos e contemporâneos... para não estender muito, vou citar apenas um que aprendi a gostar bastante. Seu nome é "Hernandes Leão". Comprei um livro dele e adorei. Soube, através da mídia local (minha cidade) que ele até foi indicado ao "Troféu Carlos Drumond de Andrade/2013". Vale a pena conferir! Minha mãe também adorou!

    Uther Seixas

    ResponderExcluir
  19. onde está joão cabral de melo neto

    ResponderExcluir
  20. faltou a escola das facas de de joao cabral de melo neto o maior poeta brasileiro

    ResponderExcluir
  21. Respostas
    1. Grandes poetas foram Castro Alves, Casimiro de Abreu, esses foram os melhores, outros foram bons, alguns até foram bons, porém jamais se igualaram aos dois citados.

      Excluir
  22. Obrigada ajudou muito .
    beijos...

    ResponderExcluir
  23. Faltou o grande Manoel de Barros, um gênio do onirismo como poesia!

    ResponderExcluir
  24. uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaau

    ResponderExcluir
  25. quem vive sem poema?
    eu não vivo sem poema:-)

    ResponderExcluir
  26. Adoreeeii
    muito bom este conteúdoo :-)

    ResponderExcluir
  27. VCS tem problema poema e pra bocos !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    pessoas sem vida burros sò que nao- Raul Bopp: Foi um poeta modernista e diplomata brasileiro, tendo participado da Semana de Arte Moderna ao lado dos amigos Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Seu livro Cobra Norato é considerado o mais importante do Movimento Antropófago.



    ResponderExcluir
  28. o titulo deveria ser: 10 poetas que aprendemos a odiar na escola.

    ResponderExcluir
  29. pra mim o Paulo Leminski foi um poeta digno de extrema atenção e admiração. sua coragem e originalidade poética fizeram história. é uma vergonha não o citarem nessa lista

    ResponderExcluir
  30. Adorei! Isto pq vc não me conheceu ainda, a sósia da Cecilia (um professor de literatura me disse que me estilo lembrava muito o dela; minha dúvida é se ele estava alcoolizado, se era bipolar (sim, ele era o Prof. mais chato do curso de Letras que jamais quis concluir, kkk)). Abraços amigo e se der tomalí um café com pão de queijo em http://www.facebook.com/palavraspoeticas ou http://www.facebook.com/prosaspoeticas. Abraços e adorei as dicas e estou montando um álbum e claaaaro que citarei a fonte viu? Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  31. Como viver sem poesia???? Amo. Ler a Arte de ser Feliz da Cecília Meireles sempre me remete uma emoção única.Sou uma mulher apaixonada por literatura. Ficarei feliz em receber a visita de vcs https://vidasemversosepoesia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Um crime imperdoável não colocar o Vinicius.

    ResponderExcluir
  33. Deixem-me sonhar
    sonhar nesta nave
    triste
    sonhar que a liberdade
    existe...
    e que a paz e o amor
    não são utopias.

    --Sonhar é preciso

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem